Amor é fogo que arde sem se ver

Junho 10, 2006 at 5:00 pm 82 comentários

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Entry filed under: Luís de Camões.

Manias! Julga-me a gente toda por perdido

82 comentários Add your own

  • 1. gilmar  |  Setembro 25, 2006 às 7:39 pm

    imprima pra mim
    maninho

    Responder
    • 2. amanda  |  Julho 27, 2010 às 6:04 pm

      vc e otimo

      Responder
    • 3. iara  |  Novembro 16, 2012 às 7:51 pm

      ai que poemas lindos eu amei

      Responder
  • 4. CIbele Dazzi  |  Outubro 11, 2006 às 5:23 pm

    Alguem tem Camoes “Amor e o fogo qque arde sem se ver” Poesia em Ingles.
    Gostaria de ler para o meu marido.
    Obrigada
    Cibele

    Responder
  • 6. kenia  |  Novembro 22, 2006 às 2:10 pm

    élindo

    Responder
  • 7. Buneka  |  Dezembro 23, 2006 às 2:31 am

    MuitO lindoo caraa!!!!!!!!

    Responder
  • 8. Bárbara Valéria Ribeiro Vieira  |  Fevereiro 8, 2007 às 4:17 pm

    adorei esse poema ainda não tinha visto nenhum poema de Luís de Camões mas adorei principalmente este «amor é fogo que arde sem se ver»

    Responder
  • 9. eyas  |  Fevereiro 14, 2007 às 5:25 pm

    bbbjjjjjjjjjjjjoooooooosssss

    Responder
  • 10. Aline  |  Março 14, 2007 às 2:21 pm

    Nao tem como alguem nao gostar das palavras tao sabias e cheias de sentimento de Calmoes.

    Responder
  • 11.  |  Março 22, 2007 às 1:34 am

    esse poema é muito lindo….

    adoro ele d+…..

    bjãooooooooooooooooooooo

    Responder
    • 12. camila  |  Agosto 24, 2010 às 5:22 pm

      seu poema é muito lindo parabéns!

      Responder
      • 13. camila  |  Agosto 24, 2010 às 5:24 pm

        nossa ele faz com que a gente se inspire de verdade!

  • 14. josiane merlo  |  Abril 19, 2007 às 5:22 pm

    oi bele t bem

    Responder
  • 15. CAMILA  |  Julho 13, 2007 às 12:29 am

    ESSE POEMA E MASSA
    LINDOOOO
    D++
    ADOREI DE VERDADE
    BJOOO

    Responder
  • 16. dany  |  Agosto 20, 2007 às 4:55 am

    pra min mesma

    Responder
  • 17. marcela  |  Agosto 24, 2007 às 9:15 pm

    este poema e para o meu fofinho

    Responder
  • 18. gisele  |  Setembro 6, 2007 às 4:38 pm

    Choreiii largaduh….
    cara…muuuuitooo lindo….

    Responder
  • 19. carol  |  Setembro 9, 2007 às 9:04 pm

    Este realmente eh um completo apaixonado da vida ,eh sou louca por poesia ate escrevo , mais nada eh comparado a Camões

    Responder
  • 20. karina  |  Setembro 26, 2007 às 12:47 am

    POW CARA AXEI MUUUTOOO LINDO FAZ UM OUTRO PRA MIM TOU PRECISANDO MUITO DE UM POEMA DE AMIZADE FAZ UM AI…
    MAS FAZ HOJE QUE AMANHÃ EU VIR NESSE SITE E PEGA…

    Responder
  • 21. José Cortes  |  Outubro 22, 2007 às 2:19 pm

    My translation of “Amor é Fogo que Arde Sem Se Ver”

    Love is a burning fire that cannot be seen;
    A happy unhappiness;
    A aching wound that one doesn’t feel;
    A uncontentious contentment;
    Pain that bothers without aching;

    It is not wanting more than wanting well
    A lonely walk amidst the crowd;
    Never enough pleased for being happy;
    Knowing that loss is gain;

    It is to be willingly imprisoned;
    To serve who wins, the winner,
    To have loyalty to the one who kills us.

    But how may its favors cause
    Friendship in the human heart,
    If exactly the opposite is really Love ?

    Luís de Camões

    Responder
    • 22. Victória  |  Agosto 25, 2017 às 3:22 pm

      Dá like quem ta vendo em 2017

      Responder
  • 23. José Cortes  |  Outubro 22, 2007 às 2:20 pm

    Tudo bem, pá?

    Responder
  • 24. BERNADETE  |  Novembro 17, 2007 às 1:03 am

    SE CASO TENHA UM OUTRO HOMEM QUE TEM EXPREÇÕES COMO CAMÕES, SIMPLISMENTE ROMANTICO, ME PROCURA, POIS ACREDITO QUE O ROMANTISMO ESTA ADORMESENDO, E ISSO É LAMENTAVAL.

    ADORO OS PENSAMENTOS DE CAMÕES, ELE É SIMPLISMENTE DIVINO.

    Responder
    • 25. amanda  |  Julho 27, 2010 às 6:38 pm

      amanda poesia é o meu forte ♥

      Responder
  • 26. joao faria  |  Novembro 21, 2007 às 3:49 am

    Verdes são os campos

    Verdes são os campos,
    De cor de limão:
    Assim são os olhos
    Do meu coração.

    Campo, que te estendes
    Com verdura bela;
    Ovelhas, que nela
    Vosso pasto tendes,
    De ervas vos mantendes
    Que traz o Verão,
    E eu das lembranças
    Do meu coração.

    Gados que pasceis
    Com contentamento,
    Vosso mantimento
    Não no entendereis;
    Isso que comeis
    Não são ervas, não:
    São graças dos olhos
    Do meu coração.

    Luís de Camões

    Responder
  • 27. joao faria  |  Novembro 21, 2007 às 3:52 am

    Quem diz que Amor é falso ou enganoso

    Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
    Ligeiro, ingrato, vão desconhecido,
    Sem falta lhe terá bem merecido
    Que lhe seja cruel ou rigoroso.

    Amor é brando, é doce, e é piedoso.
    Quem o contrário diz não seja crido;
    Seja por cego e apaixonado tido,
    E aos homens, e inda aos Deuses, odioso.

    Se males faz Amor em mim se vêem;
    Em mim mostrando todo o seu rigor,
    Ao mundo quis mostrar quanto podia.

    Mas todas suas iras são de Amor;
    Todos os seus males são um bem,
    Que eu por todo outro bem não trocaria.

    Luís de Camões

    Responder
  • 28. joao faria  |  Novembro 21, 2007 às 3:57 am

    O poeta asseteado por amor

    Ó Céus! Que sinto n’alma! Que tormento!
    Que repentino frenesi me anseia!
    Que veneno a ferver de veia em veia
    Me gasta a vida, me desfaz o alento!

    Tal era, doce amada, o meu lamento;
    Eis que esse deus, que em prantos se recreia,
    Me diz: <>Insano! Eu bem te vi dentre a luz pura
    De seus olhos travessos, e cum tiro
    Puni tua sacrílega loucura:

    >>De morte, por piedade hoje te firo;
    Vai pois, vai merecer na sepultura
    À tua linda ingrata algum suspiro.>>

    Bocage

    Responder
    • 29. amanda  |  Julho 27, 2010 às 6:07 pm

      amo poesias ♥

      Responder
    • 30. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:16 pm

      qui lindo?nunca vim um garoto fazer poema?parabéns???????????????????bjsss

      Responder
  • 31. Roxy  |  Dezembro 19, 2007 às 9:45 pm

    É um dos melhores poemas que alguma vez ja li. As letras vão formando palavras, as palavras vão formando frases e dessas frazes vão-see formando pergundas. Com este poema encontrei as respostas para a minha pergunta “O que e realmente o Amor?”. Posso dizer que para mim é TUDO. São os sentimentos mais puros que posso sentir. Amar é saber aproveitar a Primavera da Vida! Amo este poema pois ele ama a vida e mostra-nos o que é Amar.

    Responder
  • 32. angelina azevedo  |  Fevereiro 4, 2008 às 10:46 am

    gostava de saber se ha a ersao do poema amor +e fogo que arde sem se ver em inglies. obgda.

    Responder
  • 33. Sara...  |  Março 28, 2008 às 1:48 pm

    “Esse soneto fala o que é o amor para o poeta.
    Ele tenta dewscrever para ele,o que é o amor!!”
    Sou amante dos poemas de Camões!
    Amo d+! “)

    Responder
    • 34. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:17 pm

      pode crer?di+++++

      Responder
  • 35. Jeraldo  |  Abril 9, 2008 às 1:54 pm

    Bernardete tou te esperando minha diva =) Te amo demais x)

    Responder
  • 36. Nádia Madureira  |  Abril 26, 2008 às 9:16 pm

    Por favor, existe a versão do poema de Camões ” Amor é fogo que arde sem se ver” em espanhol pra que eu possa mandar pra um amigo na Argentina? Desde já agradeço
    Nádia

    Responder
  • 37. lena  |  Junho 12, 2008 às 5:07 pm

    um verdadeiro poeto, dentro dele o amor encontrou, tudo ele recordou!!!!!!!!!!!!!!!
    nada se compara as inumaras palavras

    Responder
  • 38. lena  |  Junho 12, 2008 às 5:12 pm

    nao ha palavras que possam descrever o amor, pois nao ha no mundo palavras, que revelem a sua dor!!!!!!!!!!!!
    tudo nele e falsidade, mas nele exixte uma unica verdade!!!!!!!!!!!!!
    a verdade que doi!!!!!!!! a desilusao que nos trai, quado o mundo cai, mas temos que nos lavamtar!!!!!!!!

    Responder
  • 39. jane  |  Junho 17, 2008 às 12:25 pm

    Nossa!!! amei de + a prof pediu pra fazer um poema sobre o fogo e levei esse pra ela, ela amou!!!

    Responder
  • 40. karyne  |  Dezembro 2, 2008 às 10:58 am

    mutho legal camõs é tudo de bom…
    ha se eu conhecesse ele!!!

    Responder
  • 41. Silver  |  Janeiro 13, 2009 às 10:08 pm

    Este poema de Camões é um dos mais conhecidos em Portugal, não deixando, por isso, de ser extremamente profundo e belo.
    Devo dizer que, no meu ponto de vista, Camões era um homem com uma inteligência enorme, pois só alguém com tamanha capacidade conseguiria descrever tão bem o amor. E, não é para me gabar, mas tenho muito orgulho nos poetas que o meu país trouxe ao Mundo. Sinto-me honrada, por ter nascido no berço de Luís de Camões, Florbela Espanca e Bocage, entre outros.
    E, bem…
    Viva a Portugal e aos poetas portugueses!

    Responder
  • 42. joana  |  Julho 3, 2009 às 11:46 pm

    adoro este poema! simplesmente lindOO !! <3*

    Responder
  • 43. marccia oliveira brito  |  Agosto 16, 2009 às 8:59 pm

    muiiiito lindo

    Responder
  • 44. catraca  |  Setembro 9, 2009 às 8:15 pm

    ta bom

    Responder
  • 45. pq esse poema é considerado literario  |  Março 8, 2010 às 1:19 pm

    eu adoro esse poema de camões!

    Responder
  • 46. nathalia  |  Março 25, 2010 às 10:04 pm

    gosto de gostar de vc as aguas dos meus olhos nao sao para beber mas sao provas do meu amor que sinto por vc te amei no passado te amo no presente e se o futuro permitir te amarei eternamete

    Responder
    • 47. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:14 pm

      o qui lindo????????

      Responder
  • 48. nike  |  Maio 19, 2010 às 10:41 pm

    oi nike

    Responder
  • 49. luzinete  |  Maio 22, 2010 às 11:38 am

    Olá, preciso muito conseguir um download do livro Sonetos para amar o amor, de Camões. Quero trabalhar com meus alunos esse bimestre e na minha cidade não tem nem na biblioteca da faculdade.

    Responder
  • 50. Camila  |  Maio 30, 2010 às 7:25 pm

    Eu adoro poemas e até penso e quero se escritora tenho certeza de que vou ser porque quem luta verdadeiramente vence e eu vou vencer por isso tenho fé e já estou começando a voar no mundo do poeta sonhando imaginando pra mim ser poete é ter sentimento saber amar ter esperança sempre e o mais importante ser poeta é se desabafr consigo próprio e é assim comigo.

    Responder
  • 51. Ana  |  Junho 8, 2010 às 2:29 pm

    FERNANDO PESSOA foi quem escreveu este lindo poema! e por tal deve ser reconhecido e homenageado!
    Nao consigo deixar de ficar estupefacta pelo erro que aqui foi cometido! Como Portugueses deveriam saber melhor…
    e repito: FERNANDO PESSOA foi quem escreveu o poema “Amor e fogo que arde sem se ver” e, nao Luis De Camoes

    Responder
    • 52. Debora  |  Julho 5, 2010 às 12:50 pm

      Cara se ignorância matasse, você seria por esta altura, uma múmia. Egípcia.
      Camões escreveu “Amor é fogo que arde…” por ter sido rejeitado por uma dama da corte com mais posição que ele. Também poderias ter-te dado ao trabalho de ver a forma de escrita. Camões é renascentista enquanto que Pessoa viveu no século XX e nenhum dos heterónimos escrevia desta forma pois cada um deles representava um ser distinto e não alcançava tão atrás no tempo. Camões é Camões. Inigualável. Inimitável., Logo, reconhecível à distância por quem, verdadeiramente, conhece os autores de Língua Portuguesa

      Responder
  • 53. amanda  |  Julho 27, 2010 às 6:02 pm

    amo poesias alas são de mais

    Responder
  • 54. amanda  |  Julho 27, 2010 às 6:36 pm

    amanda vc gosta de poesia ♥
    bjossssssssssssssss

    Responder
  • 55. SHIRLEY HORTA  |  Março 14, 2011 às 11:12 pm

    AMO POESIA !!! ESCREVO TAMBÉM.
    GOSTARIA MUITO DE TER “AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER ” DE CAMÕES , EM ESPANHOL TAMBÉ. SERIA POSSÍVEL ???

    UM ABRAÇO
    sHIRLEY

    Responder
    • 56. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:18 pm

      legal

      Responder
  • 57. Gabrielle  |  Abril 10, 2011 às 3:33 pm

    Adoro POESIAS ,
    Ler poesia nunca é de mais,
    Poesia acalma a gente fazbem para as almas.

    POESIA,POESIA…

    PA-RA-BÉ-NS…
    Adoro suas poesia Fernando !!
    Você é muito talentoso!!!!……….
    D+++++++…..

    Responder
  • 58. claudia  |  Maio 19, 2011 às 9:49 pm

    nossa q d+ dorey8

    Responder
  • 59. PATRICIA  |  Novembro 11, 2011 às 7:20 pm

    Love is a fire that burns without being seen;
    It wound that hurts and does not feel;
    It is an unhappy contentment;
    It’s pain without hurting;
    It’s not a want more than good will;
    It’s lonely walk among us;
    It is never content himself with joy;
    It is care that is gained in losing;
    You will want to be arrested;
    You serve who wins, the winner;
    It kills us to have someone loyalty.
    But how can cause your favor
    Friendship in human hearts,
    If so contrary to itself is the same love

    Responder
  • 60. kymai  |  Novembro 22, 2011 às 4:50 pm

    adorei mais nao consegui achar o que eu precisava

    Responder
  • 61. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:08 pm

    nunca chore por um amor perdido…….
    pois se ele estava perdido é por que ele nunca foi!!!!!!!!!!
    seu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • 62. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:21 pm

    o q acha??o amor é linduuu

    Responder
  • 63. josi  |  Janeiro 25, 2012 às 11:22 pm

    qui foda meu deus????????
    pode crè namo

    Responder
  • 64. joao vitor  |  Abril 2, 2012 às 9:50 pm

    nunca ouvi falar,mas legal.

    Responder
  • 65. Marcus Vinicius Braga  |  Julho 2, 2012 às 7:57 pm

    O mais legal dele e que Renato Russo o transformou em uma musica linda!

    Responder
  • 66. maria das graças  |  Julho 29, 2012 às 3:45 pm

    O amor e um sentimento sincero,quem ama e verdadeiro.

    Responder
  • 67. legal  |  Outubro 31, 2012 às 12:49 am

    top

    Responder
  • 68. ninha  |  Março 15, 2013 às 1:10 am

    oi tenho 11 anos amei o poema para a minha tarefa de arte muito obg vcs sao o massimo

    Responder
    • 69. ninha  |  Março 15, 2013 às 1:11 am

      quem gostou do meu comentario fale alguma coisa

      Responder
  • 70. ninha  |  Março 15, 2013 às 1:18 am

    nossa nossa que poesia massssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa da ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~^^^^^^^^^^|||||:::::

    Responder
  • 71. beatriz  |  Maio 14, 2013 às 5:13 pm

    se eu fosse um cozinheiro
    dava-te uma colher de sopa
    mas como sou teu namorado
    dou-te um beijo na boca

    Responder
  • 72. Isabel  |  Setembro 30, 2013 às 4:49 pm

    Lindo mesmo

    Responder
  • 73. Luiz  |  Janeiro 25, 2014 às 10:50 am

    O amor é como o fogo,
    Para que ele dure é
    Preciso alimenta-lo

    Responder
  • 74. Nete  |  Março 17, 2016 às 9:48 pm

    inspirador.

    Responder
  • 75. Anónimo  |  Março 20, 2016 às 3:07 pm

    Um poema tão lindo só podia ser português. Bravo a Camões!!!!!!!

    Responder
  • 76. Marjory  |  Maio 19, 2016 às 10:37 am

    Leia sobre o amor em 1Coríntios 13 ” A suprema excelência do amor”.

    Responder
  • 77. Geovana Gabrielle  |  Agosto 23, 2016 às 8:37 pm

    Camões sempre sábio em suas palavras.
    O amor é exatamente como Camões o ilustrou em seu Soneto, algo contraditório, ao mesmo tempo que temos certeza, nos enxemos de dúvidas, o que nos parece ser real é apenas fantasia, o que está próximo parece inalcansável…
    “AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER”
    Luís Vaz de Camões

    Responder
  • 78. gelito mateus chinai  |  Outubro 1, 2017 às 3:22 pm

    preciso da traduçâo em inglesh alguem tem?

    Responder
  • 79. Ana Aparecida Benedito Benedito  |  Novembro 1, 2017 às 1:00 pm

    Amo os poemas de luís de camoês

    Responder
  • 80. Henrique Lavrador  |  Abril 11, 2020 às 6:39 pm

    Adorei todas as poesias, bem haja m

    Responder
  • 81. Valderi Júnior aviz de matos  |  Maio 4, 2022 às 4:30 pm

    A respeita

    Responder
  • 82. Marlene Silveira  |  Setembro 15, 2022 às 1:25 pm

    Amo Camões e seus maravilhosos versos de amor! Eles movem-me por caminhos nunca encontrados em toda minha vida! Mas povoam como pombos, na minha imaginação. Assim, realizo-me no amor cotidiano, refletindo e saboreando CAMÕES. O grande POETA que eternizou VIVO em nossas mentes.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



Folhetim Cultural e artístico de Lisboa, Divulgação Cultural
Facebook

Poemas do mundo

Poemas do meu Mundo que ardem vivos em meu olhar que no coração escavam bem fundo e que não o deixam pulsar...

  • 1.329.602 visitas